Seguidores

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Relações Virtuais


        Vivemos um novo momento na história das relações humanas, um momento onde as relações se tornaram algo muito menos palpável e presencial. Onde se confia e se ama muitas vezes, alguém com quem você nunca esteve junto pessoalmente.
Com a popularização da internet, as redes sociais se tornaram algo comum em nossas vidas. Hoje em dia é realmente muito difícil conhecer alguém que não tenha nem que seja um perfil, ou conta em nenhuma. Essas redes fizeram com que mais pessoas pudessem se conhecer, deixando os encabulados mais descolados, e os tímidos mais corajosos. Não sendo difícil conhecer algum casal que se conheceu de um forma virtual, para posteriormente passar para o presencial.
Mas e quando essas relações virtuais passam a ser mais importantes que as de carne e osso? Ainda estamos aprendendo a conviver com tamanha informação e facilidade virtual, essa realidade em nossas vidas não é mais longa do que uma geração. E as próximas, como vão lidar, como equilibra tudo isso?
Você mesmo está lendo esse texto em um blog, e não em um livro impresso...interessante não?
Uma situação muito específica fez com que eu escrevesse esse texto, não irei citar nomes, mas o caso foi onde a mulher cobrava o homem por situações vividas dentro de uma rede social. Um pseudo amor concreto, e sem sombra de dúvidas verdadeiro, com quem ela apenas conhecia via redes sociais, algo capaz de por em cheque tudo que aprendemos sobre convivência, rotina, ou qualquer outra forma de melhor conhecer alguém.
Até que ponto nos arriscamos para conhecer alguém, o nosso tão sonhado amor perfeito? Não estamos querendo projetar no outro aquilo que gostaríamos que fosse a nossa realidade? E estamos depositando na facilidade das relações virtuais tudo aquilo que temos como carência afetiva? Na web mostramos apenas aquilo que queremos mostrar, suas melhores fotos, melhores opiniões, melhores roupas, etc... Porém isso vêm num momento onde, quando se chega num restaurante para jantar, é mais importante compartilhar com seus seguidores a foto do seu prato, do que saborear aquele alimento...Em um espetáculo musical, é mais importante filmar o show com seu celular do que aproveitar a emoção do momento, e ouvir aquela música especial. Até porque o vídeo do show vai ficar ruim, e você provavelmente vai preferir procurar o show no youtube, do que assistir ao vídeo que você mesmo fez.
Muitas pessoas me conhecem em virtude da internet, eu conheço muitas pessoas em virtude da internet, mas nunca, jamais, faça com que essas relações virtuais substituam um abraço, um beijo, um carinho, uma conversa frente a frente.
Não saia amando apenas por amar, conheça, questione-se, está querendo sentir aquilo mesmo, ou quer apenas ter esse sentimento a todo custo? Ninguém merece ter a responsabilidade pelo que você sente, ou se sente junto, ou nunca existiu...virtual ou real.


    Sonic N.M

2 comentários:

  1. como sempre muito bom seu texto :)
    Concordo com o que você escreveu, as vezes as pessoas trocam o que está ali bem perto por uma coisa/pessoa que nem conhece direito, pode ser tudo mentira.
    Acho que hoje em dia as pessoas ficaram muito "viciadas" em likes, seguidores e etc. Mas também não posso julga-las pois eu também gosto disso mas com moderação, sei quando tenho que compartilhar as coisas e quando tenho que passar meu tempo com as pessoas que eu amo ♥

    ótima terça
    bjo

    ResponderExcluir
  2. obrigado por suas palavras, feliz em saber que o que escrevo pode tocar as pessoas...obrigado querida!

    ResponderExcluir