Seguidores

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Erros

   Uma máxima que aprendi na vida, é que se precisa errar para aprender. Fácil é quando se pode aprender com o erro dos outros, no caso, a partir de um exemplo. Mas quando o exemplo é você, e  esse erro é tornado público, que tipo de consequência isso pode ter? Parece justo usar de erros alheios como forma de exemplificar uma situação? Ou pior, é justo quando esse erro foi de conhecimento geral,  retomar o assunto anos depois, quando as feriadas pelo erro deixadas já se curaram? Voltar a arrancar as cascas e fazer essa ferida sangrar?
   Pois bem, descobri da forma mais infeliz o quando isso tudo é cruel, ter suas atitudes do passado sendo colocadas a prova, mesmo que esse erro tenho sido apenas seu e você o maior prejudicado. Ter pessoas muito íntimas a você, fazendo com que todas essas feridas já curadas voltem a sangrar... E assim lembrar tudo aquilo que levou anos para curar, ser remexido em apenas alguns minutos. Relembrando a dor, e o sofrimento que tiveram você como grande protagonista e maior afetado.
   Por isso digo, não é porque um fato foi público um dia, que ele pode voltar ao seu belo prazer. Mais forte que uma dor física, é a dor moral, as palavras tem muito peso, e podem causar muito mais dor que um feriada sangrenta. Não use desse artifício par remexer uma história pela qual você foi apenas mero expectador, os protagonista é quem sabem exatamente o início, meio, e fim dessa história. Por mais que possa parecer fácil falar daquilo que seus olhos presenciaram, nada dói mais do que para aquele que levou o golpe. Respeito acima de tudo, não se brinca com os sentimentos, e muito menos com a vivência e experiência adquirida por cada indivíduo.
   Somo seres dotados de sentimentos, fácil e fragilmente atacados quando cutucados, principalmente quando aquela que cutuca, é alguém com quem temos grande carinho, amor e respeito. Pense bem antes de proferir uma palavra, mesmo que da boca pra fora, uma vez dita, ela jamais retorna, e para quem ouviu, ficará ecoando dentro da sua mente, como um megafone escancarado.
   Aprenda com os erros, seus, ou dos outros, mas não repita-os em voz alta, pois assim estarás cometendo um novo erro, muitos vezes, sem perdão.

Sonic N.M