Seguidores

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Porto...alegre?

   Venho escrever este texto tomado de um nojo, de um sentimento de impotência perante as atitudes dos governantes, e daqueles que deveriam decidir as boas ações na minha cidade...
    Todas as manhãs saio para dar minha corrida matinal, e passo por uma movimentada avenida aqui da capital, onde faço meu trajeto pelo passeio de pedestres. Recentemente esta avenida recebeu uma ciclovia, o que para muitos deveria ser um sinal de evolução, em uma grande cidade, dando mais espaço para os ciclistas, forçando as pessoas a andarem menos de carro. É apenas um paliativo, e um verdadeiro desrespeito aos usuários. Tanto os ciclistas, quanto ao motoristas, quanto aos pedestres... Esta ciclovia foi pintada junto as bordas da rua, que em muitas partes, as árvores, plantadas junto a rua  se inclinam, fazendo com que o ciclista caso siga o trajeto demarcado pela ciclovia bata de cabeça em alguma árvore. Não bastasse isso, e alguns pontos, a ciclovia simplesmente sobe sobre o calçamento de pedestres, posteriormente voltando para a faixa ao lado da via, isso acontece mais de uma vez. Talvez porque nesses pontos o espaço seja impossível de um ciclista circular com segurança próximo aos carros. Agora todos os dias, além de ter que cuidar os carros que insistem em ultrapassar o limite de velocidade da via, tenho que cuidar para não ser atropelado por um ciclistas, mesmo eu estando na calçada construída para o pedestre. Será que algum ciclista, ou grupo de ciclistas foi questionado se este seria um melhor local para uma ciclovia? Se esta seria a melhor forma de implantar tal via "exclusiva"? Um via que mal cabiam dois carros lado a lado, agora tem de comportar um ciclista, que corre risco de morrer atropelado por um carro, que corre o risco de atropelar um pedestre... Então eu me lembro, que anos atrás um lunático pegou seu "palio preto" a atropelou dezenas de ciclistas em meio a um protesto dos mesmo. Essa é a resposta da cidade digna para sua malha cicloviária? Quanta burrice...
   Bom, seguindo na minha corrida matinal, retorno para casa, e vejo estacionados na minha rua, dois táxis, e seus taxistas do lado de fora dos carros, ambos conversando, e fumando maconha... Pois bem, no Brasil existe algo chamado "lei seca", onde beber e dirigir é crime "ou deveria ser" da cadeia, "ou ao menos deveria dar". Até onde sei, a maconha no Brasil ainda não está legalizada, e sendo droga é crime, e pelo que sei, faz com que, quem a use perca sua capacidade motora, intelectual, ao menos momentaneamente, em fim... Como você se sentiria se entrasse num táxi e o motorista estivesse bêbado, ou estive cheirando a maconha? O grande problema é que, muitos taxistas são excelentes profissionais, e alguns acabam sujando o nome da classe.
   Não bastasse tais retrocessos no transporte público, os políticos da capital decidiram votar contra a utilização do aplicativo Uber, que nada mais é que um aplicativo de celular que visa usuários poderem utilizar mais uma forma de se locomoverem, usando um motorista "particular". Não um transporte público, e sim um transporte "particular". Para "felicidade" dos taxistas, este aplicativo está temporariamente proibido, mesmo que a empresa não tenha deixado de operar. Mas se nas mais de 300 cidades onde o aplicativo existe, o número de táxis não diminuiu, pelo contrário, em muitos casos aumentou. Pois promove a competição saudável, sendo mais uma opção para que eu, ou você possamos nos locomover.
   Ir contra a evolução é inútil, é como querer barrar a televisão, quando de sua criação, em contrapartida ao rádio, ou da internet, ou novas formas de se consumir música, quando muitas gravadoras que não acompanharam a evolução fecharam. O futuro é isso, novas ideias, novas possibilidades, só não se adapta quem não quer.
   Para uma pessoas que utiliza o transporte público, que é o meu caso, e é obrigado a andar num ônibus velho, que não respeita tabela horário, que tem um tarifa altíssima, principalmente se pensar na contrapartida do serviço, que é péssimo. Ainda existe por aqui um trasporte chamado de "táxi lotação", que são micro ônibus com ar condicionado, que fazem linhas muito semelhantes a da maioria dos ônibus, com a vantagem de poder desembarcar em qualquer local, não apenas nos pontos de ônibus. Pois bem, e se os motoristas de ônibus decidissem fazer um protestos contra os motoristas das "lotações" dizendo que os mesmos lhe tiram passageiros... Por que isso não acontece? Porque a tarifa da "lotação" é mais cara. E por que o Uber é mais barato que o táxi, se o carro é melhor e o serviço é mais ágil? Pois o mesmo não paga imposto? Não meus amigos, os taxistas tem isenção de impostos na compra de seu táxi, ao contrário do motorista do Uber, que usa seu carro particular para fazer o transporte. E invés de se tentar baixar a tarifa do táxi, criando assim um verdadeira concorrência, preferem caçar os motoristas do Uber como bandidos. Ao invés de investigar os táxis ilegais na capital, os motoristas que usam seus veículos em serviço do tráfico de drogas. Dos donos de frota que tem mais de um táxi em seu nome. Sendo que é permitido apenas um documento por taxistas.
Esses não são os verdadeiros bandidos?
   É do interesse de quem, que os taxistas sejam tão protegidos, e nem o transporte público de ônibus seja melhorado, que o metrô não saia dos projetos, que os ciclistas sejam obrigados a trafegar por pinturas vermelhas nos locais mais inapropriados?
   Tentaram fazer uma nova licitação para os ônibus na minha cidade, sabem quem ganhou a licitação? As mesmas empresas que já realizam o serviço na minha cidade. Por que não melhoram o serviço agora? Precisam de um licitação, que daqui há alguns anos vai ser investigada, e ganhará a capa a dos jornais por mais corrupção e fraldes.
   Estamos entregues as moscas, uma cidade suja, mal iluminada, de obras inacabadas, onde o dinheiro público e os interesses dos governantes estão sendo virados de ponta cabeça...Uma cidade que eu amo, mas que só tem me dado vergonha... E que a única beleza que tinha me sobrado, o pôr do sol, me foi tirado. Pois tapumes para uma futura obra de revitalização da orla do rio, me encobre a visão. Revitalização de uma área onde já tinha sido revitalizada há alguns anos, mas pelo interesse de não sei quem, tudo será colocado abaixo e reconstruído, usando mais dinheiro e colocando fora mais dinheiro, que poderia ser usado em outro ponto, ainda não revitalizado...
   Me estendi nesse texto, não sei se alguém vai chegar a ler todo, mas eu realmente precisa deixar isso registrado, pois sei que muitos que assim como eu, não podem fazer nada para mudar, também pensam como eu.

Sonic N.M