Seguidores

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Colada com cuspe...

    Percebemos o quanto os recursos naturais são importante sempre quando estes nos fazem falta... Nos acostumamos a viver num mundo onde tudo é movido a energia elétrica e internet. Quando isso nos é tirado subitamente, nos sentimos como pássaros perdidos num ninho desconhecido.
    Na última sexta-feira, minha cidade, Porto Alegre, foi palco de um dos temporais mais violentos dos últimos tempos. Com ventos que chegaram aos 120 km/h chuva violenta, árvores caindo por cima dos fios de luz, casas destelhadas, placas voando, vidros de janelas estourados, um cenários de guerra na capital dos gaúchos.
    Costumo brincar que "Porto Alegre será uma cidade muito legal o dia que ficar pronta". Tendo em vista o fato de que se tornou um canteiro de obras inacabadas, e se agravou ainda mais no período pós Copa 2014. Onde inúmeras obras eram previstas para estarem prontas até o mundial, mas que em sua grande maioria ainda seguem inacabadas.
   Sei que uma tempestade de proporções como as que tivemos na última sexta-feira é algo que não acontece sempre. Mas deixar mais de meia cidade sem luz, e sem água por mais de 24h é algo realmente estranho. As autoridades vão dizer que dependem umas das outras, para tirar as árvores do caminho, para poder consertar os fios de luz, para poder religar as subestações de água que são movidas a energia elétrica, etc. Mas a grande verdade é que mesmo pagando impostos de primeiro mundo, nossos serviços públicos seguiram sendo de terceiro mundo.
   Em países que são atingidos por nevascas, a população é informada com antecedência sobre o que vai acontecer, e pode se precaver. No Japão um terremoto destrói tudo, e logo em seguida já está tudo reconstruído. E aqui em Porto Alegre, mas pode ser em qualquer lugar do Brasil, a nossa "burrocracia" e serviço público de péssima qualidade, faz com que tenhamos que nos conformar com a frase "estamos fazendo o melhor que podemos". Desculpem pelo desabafo, mas podemos mais, merecemos mais, porém a curto prazo, acho difícil mudar essa realidade...
   Cidade colada com cuspe...

   Sonic N.M